Tudo que você precisa saber sobre Escapamentos

Tour virtual para conhecer os melhores Museus Automotivos
23 de agosto de 2016
Suspensão
5 de setembro de 2016
Exibir todos

Tudo que você precisa saber sobre Escapamentos

Ao contrário do que muitos ainda pensam, escapamento não é apenas a “boca” por onde sai a fumaça do carro, caminhão, moto etc. Este aí é o silencioso. Escapamento é o nome que damos a todo o Sistema de Exaustão de um veículo. Sistema este dividido em quatro partes que você conhecerá a seguir:
coletor
• Coletor de Escape: responsável por coletar os gases resultantes da combustão e direcioná-los ao tubo de descarga primário;

catalisador
• Catalisador: sua função é reduzir drasticamente a poluição – tóxica e altamente prejudicial – causada pela queima de combustível;


abafador
• Abafador: pequeno silenciador responsável por absorver os ruídos mais agudos provenientes do motor;

silencioso
• Silencioso: seu objetivo é diminuir os ruídos de baixa frequência gerados pelo motor em funcionamento. Ele pode fazer isso através de materiais absorsivos (modelo absorsivo) que neutralizam as ondas sonoras ou por meio de diversas câmaras internas (modelo refletivo) que servem para diminuir a pressão destas ondas.

Por causa dos materiais filtrantes e da forte corrosão a que estão expostos, os componentes do sistema de exaustão são – em sua maioria – produzidos com materiais inoxidáveis.

De maneira resumida, os principais objetivos do Escapamento são:
– Liberar de maneira eficaz os gases resultantes da queima de combustível no motor;
– Reduzir o barulho produzido por esta queima;
– Diminuir ao máximo a emissão de poluentes.

Além de auxiliar na vida útil do motor e no controle e economia do consumo de combustível. Por estas e outras que o escapamento também é encontrado em qualquer motor à explosão. Desde veículos de passeio a geradores, caminhões, barcos etc.

Para mais informações e soluções inteligentes para o Sistema de Escapamento do seu veículo, entre em contato com a Escapamentos Ipiranga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *